quarta-feira, 27 de março de 2013

Sobre ignorância e ressentimentos





Se a busca do conhecimento foi uma preocupação constante na história, diversos sábios da Ciência, por sua vez, têm se manifestado sobre a “Ignorância” dos Seres Humanos.
Dentre eles, destaca-se o nosso maior jurista, Rui Barbosa, que a respeito dela afirmou: “ A chave misteriosa das desgraças que nos afligem é esta; e somente esta: a Ignorância! Ela é a mãe da servilidade e da miséria”.
 Alguns outros conceitos a respeito da Ignorância, dito pelos homens mais influentes do Conhecimento Humano vale a pena relembrá-los aqui.
-“Não há nada mais terrível que a Ignorância”(Goethe,1749-1832);
-“Se me perguntar o que é a morte! Respondo-te: a verdadeira morte é a Ignorância. Quantos mortos entre os vivos!” (Pitágoras, 582-497, AC);
-“A ignorância é a noite (escuridão) da Mente!” (Confúcio,551-478,AC);
-“A diferença entre um homem sábio e um homem ignorante é a mesma entre um homem vivo e um cadáver.” (Aristóteles, 384-322, AC);
-“Dar conselhos a um homem culto é supérfluo; aconselhar um ignorante é inútil.” (Sêneca, 65-2, DC);
-“A sabedoria e a razão, falam; a ignorância ladra.” (Arturo Graf, 1848-1913);
-“Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância.”(Luther King,1968);
-“Todo aquele que não sabe, seja quem for, pode e deve entrar no rol do vulgar.” (Miguel Cervantes, 1547-1616);
-“O tolo, quando erra, queixa-se dos outros; o sábio queixa-se de si mesmo.” (Sócrates, 469-399, AC).
Estes, e centenas de outros conceitos de Ignorância, foram emitidos pelos maiores gênios do mundo.

Acredito que muitos destas mentes brilhantes iriam ampliar ainda mais seu conceito se tivessem tido a oportunidade de viver na era do BBB, Faustão, Jô Soares, Fazenda, Salve Jorge e outras porcarias.

A Grécia antiga em todo seu esplendor cultural que influenciou toda nossa cultura ocidental e parte da oriental só produziu sete sábios, nós aqui temos apenas sete que não são sábios.
Temos especialistas em tudo: futebol, politica, religião, facebook, especialista em especialistas, enfim somos o povo do pitaco. Emitimos opinião sobre tudo. Abusamos da liberdade de expressão transformando-a no direito constitucional de falar bobagem. Gosto disso.
Só fico preocupado quando a ignorância obtém seguidores como acontece nas redes sociais. Tem gente que usa de uma boa retórica (ou verborragia) para falar mal de tudo e de todos. São propositalmente parciais e de um ressentimento pessimista.
Agridem com comparações falaciosas e sem preocupação em denegrir, em causar desconforto, e confusão.
Gente que não se conforma por ter sua falta de compromisso punida com o ostracismo politico;
Eles estão entre nós, esses ignorantes aproveitam-se da democratização da informação proporcionada pelas redes sociais para disseminarem a ignorância que os manteve no poder por 08 anos.

Um comentário:

  1. Luiz Mário de Melo e Silva29 de março de 2013 às 16:47

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Imagens do Abandono do Patrimônio Histórico

Hoje foi dia de lutarmos pelo patrimônio Histórico izabelense. Visitamos a centenária escola SILVIO NASCIMENTO. E Infelizmente o que vi...