terça-feira, 31 de julho de 2012

Quando o amigo atrapalha.

Sendo a política eleitoral uma campanha, uma batalha diária, uma guerra que deve ser ganha dia a dia não se pode desconsiderar o poder da imagem que se cria, se constrói, se destrói durante este período.
No período pré-eleitoreiro quando o próprio prefeito nao tinha a dimensao exata de sua rejeição junto a população ele sempre levava seu prefeitável a tira-colo para todos os eventos onde ele pudesse ter sua imagem projetada como candidato, como politico, como uma opção. Principalmente em eventos poucos populares.
Já nos eventos populares quem tinha por obrigação ciceronear o candidato do prefeito era o Ailton.
Iniciada a campanha não vemos o prefeito em campanha junto com o prefeitável da situação. O prefeito nao visita as periférias de ruas esburacadas, sem saneamentos, sem segurança por que sabe que vai ouvir...ouvir verdades que ele não gostaria de ouvir em período eleitoreiro. Então, para andar mal acompanhado o prefeitável da situação prefere andar só. Estaria ele preocupado em relacionar sua imagem com a do prefeito?
Viram também que o no material de campanha eles nao fortalecem o nome do partido, pelo contrário, evidenciam apenas o numero? será que a imagem de um partido arcaico e monopolista nao combina com o sorriso jovem do candidato?
E por onde anda o vice do prefeitável da situação? Suas fotos não aparecem por que?
E os grandes caciques do partido nao estao nas fotos porque?

É nessas horas que certas amizades devem manter-se nos bastidores, pois as vezes, dependendo do amigo pode haver atrapalhos.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

COISAS DA POLITICA....IZABELENSE


Certo candidato foi assaltado na periferia.
E como perguntar nao ofende, questiono:
a) O que o candidato fazia na periferia?
b) O que o candidato fazia na periferia com dinheiro?
c) Assaltar um político na periferia pode ser considerado crime ou (in) ustiça social?

Juscelino Dantas.

Um dia desses comentei que não havia visto um projeto politico...recebi e estou lendo o projeto do candidato JUSCELINO DANTAS 43 123.
Nao me surpreende pela idéias, por que ja discutimos muito esses problemas. O Juscelino é um cara que conhece as dificuldades de nossos cidadaos - sejam eles do campo ou da cidade. E seu projeto é uma grata diferença neste mar de músicas e santinhos que nada dizem.
Vou apresenta-lo aqui gradativamente.

Socialista RICO.

Dizem que a única forma de voce ganhar dinheiro com um livro de auto-ajuda é se escrever um. Prova-se, com uma certa estranheza, que o livro entao funciona para alguém.
No que tange a ação política, a história nos mostra discursos dos mais antagônicos.
Se consultarmos a declaração de bens dos candidatos a prefeito de nossa cidade podemos observar como a prática política é interessante em nossa democracia.
Empresários que possuem um patrimônio milionário defendendo os interesses dos menos favorecidos.
E por outro lado, um candidato soialista que, pasmem, é milionário também. Estaria ele pronto a socializar todos os seus imoveis?
 Estaria pronto para fazer a revolução começando por seu patrimonio milionário, declaradamente maior que do empresário que esta no outro lado do conflito social?

Lembrando uma frase de um ex-socialista, agora em Brasília "QUEREMOS SOCIALIZAR A RIQUEZA...COMENÇANDO POR MIM"

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Leitor comenta o "NOJENTO" do Bruno Marques.

CARO PROFESSOR LUIZ, UMA PESSOA QUE NÃO DA VALOR A PROFISSÃO DIVINA ( PROFESSOR ) DIGO ISSO SEM MEDO DE ERRAR, EM UMA POSTAGEM DO BRUNO MARQUES ELE CONTA UMA PIADA SEM GRAÇA QUANDO FALA DO PROFESSOR ( PROFESSOR SUBSTITUTO ) QUANDO A MOÇA FALA PARA O PAI QUE É PROSTITUTA. VOCE DEVE LEMBRAR. QUANDO SE ENTRA NA VIDA PUBLICA DEVE-SE TER CUIDADO COM AS PALAVRAS E PRINCIPALMENTE NÃO EXCLUIR NINGUEM POIS MUITOS DESSES A QUAL ELE SE REFERIU COMO NOJ,,, NÃO VOU NEM CITAR A PALAVRA, É FRUTO DESSA POLITICAGEM QUE QUEREM SE PERPETUAR EM SANTA IZABEL. DOUTOR GILBERTO NELES O FENIX em NOJENTO?
O FENIX em 20/07/12


OPINIÃO DO BLOG: O blogueiro Bruno Marques fez um comentário muito infeliz em sua postagem http://www.dombruno.blogspot.com.br/2012/07/nojento.html onde o mesmo classifica como NOJENTOS alguns cidadãos izabelenses que se aproximaram deles afim de pedir algun favor politico, confundindo-o com um candidato.
A frase me causou indignação e também a muitos dos leitores do blog. Publico acima (com grifo meu) uma dessas postagens onde o leitor destaca a origem desta politicagem.
Já imaginaram estes políticos que estao fazendo caminhada na periferia? Pisando na lama, entrando em barracos, abraçando todo mundo (alguns políticos fazem isso sempre....sempre que tem eleição). Ja pensou se eles achassem esse povo honesto, eleitor, trabalhador...nojento?


sexta-feira, 20 de julho de 2012

Eleiçoes 2012: Dia do amigo.


Agora todo mundo é amigo de todo mundo.
Amigo do povo.
Amigo do Moto-taxi.
Amigo do trabalhador.
Amigo do Homem do Campo.
Amigo do homo-afetivo.
Amigo do amigo.

Tanta hipocrisia.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

NOJENTO?

O preconceito que habita no coração e na mente das pessoas as vezes não pede passagem. Quando ele decide sair e se mostrar suas características tomam as mais diversas formas.
Alguns desenham, uns falam, outros no auge de sua arrogância demonstram através da palavra escrita.
A forma como o Blogueiro Bruno Marques - Professor de Língua Portuguesa e Estudante de Direito – referiu-se a alguns seres humanos foi uma amostra clara e evidente de seus preconceitos pequeno-burguês.
O pequeno burguês sem ideologia, em seu automóvel, possivelmente na periferia, visitando alguém é abordado e classifica um cidadão, um ser humano, uma pessoa como “imundo” como se referisse a um porco, a um bicho, a um monstro.
Seria interessante que o nobre blogueiro retira-se sua venda ideológica e percebesse que a compra de voto é uma pratica institucionalizada por muitos dos candidatos que ele apóia, que estão no poder ou querem o poder a qualquer preço.
Como morador da periferia estou cansado de ver candidatos indo atrás dos eleitores oferecendo favores. Quem instituiu esta pratica ilegal foram os próprios políticos.
O que você classifica como safado e imundo, Bruno Marques, eu chamo de um sobrevivente, de um cidadão que é tratado todo o tempo com o mesmo preconceito que você tratou a situação.
Por que o caro e intelectualizado colega não fez uso de sua retórica, de sua educação, de sua formação política para mostrar para aquele cidadão os perigos da venda de votos, da prostituição política? Seria muito mais digno de sua posição, de sua educação, de seu papel como apoiador de um candidato a prefeito municipal.
Espero que este preconceito e esta forma pejorativa de se referir a população não seja uma prática comum aos seus correligionários.
Pois nojento mesmo é esta forma de se referir a seres humanos.

Eleições 2012: Neutralidade...



Opinião: Desde moleque lá no BN aprendemos que em uma luta entre desiguais a neutralidade é na verdade o apoio ao mais forte.
Quem se diz neutro em uma eleição já escolheu um lado. O lado do individualismo. O seu proprio lado.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Eleições 2012: Plano de governo municipal.

Principal arma contra as promessas eleitoreiras, o plano de governo - vital no passado para os projetos políticos - vem caindo no esquecimento. Com as propostas relegadas a meras cartas de intenções ou raquíticos planos de metas genéricas, o eleitor se vê preso a um voo cego.
Nosso municipio, como quase totalidade dos municípios brasileiros, tem problemas graves na Educação, Saúde, Transportes e Segurança, só para ficar nos quatro mais gritantes. E não explicar como vai enfrentá-los é fazer pouco da inteligência dos cidadãos. Fuja desse tipo de candidato e jogue no lixo os panfletos com foto, nome e número que é a mesma coisa que nada.

É extremamente necessário que os candidatos publiquem, discutam e comprometam-se através de um documento informando o que se pretende fazer e a forma como será feito. So assim teremos um antídoto para promessas mirabolantes.
Se o candidato não demonstra conhecer os problemas da cidade que pretende administrar é sinal de incompetência ou má fé. O eleitor deve desconfiar
Temos inúmeros candidatos. Abro este espaço para todos eles para que apresentem um plano estratégico de governo, que apresente metodologias, que defina as políticas publicas prioritárias em seu governo.
Pode até parecer anti democrático de minha parte, mas acredito que, o excesso de partidos e as alianças de última hora contribuíram para que o plano de governo caísse em desuso. Outro fator preponderante é o loteamento dos órgãos administrativos entre os aliados. Ou seja, como se monta um plano para a Educação, por exemplo, se a secretaria for exigida por um aliado de última hora.
No passado, se fazia mais plano de governo em função de poucos partidos políticos, em função da baixa mudança de vertente partidária e alianças de última hora.

Seria muito interessante para nossa democracia que todos os candidatos a prefeito apresentassem seu "Plano de Governo", de forma racional, viável e discutível.

Não queremos discursos emotivos.Nao queremos promessas eleitoreiras. Queremos e precisamos de resultados. E sem planejamento não haverá nada além de uma continuidade da inoperância que governa esta cidade nos últimos anos. Independente de quem ganhe a eleição, sem planejamento e execução quem perderá é o povo. Mais uma vez.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

No blog do LINO...Mestre Lino.

DEMOCRÁTICA E POLITICAMENTE CORRETO


  
         Olhando-se a lista dos candidatos à vereança, com nomes meio esquisitos porém singelos -portanto a nossa cara. Logicamente que eles (os pleiteantes), escolheram a melhor identificação, para facilitar ao eleitor e garantir o voto.
    Misturando-se tudo, nos daria uma pequena "estória" mais ou menos assim:

    DADAL e LELÉ, parecem gostar de arriscar no "BINGO".
    A luta que promete, é entre HÉLIO COBRA x ZÉ LEÃO, porém se a coisa esquentar, chamem o CORONEL o TOTÓ ou o JORGE TUBARÃO.
     BERY e RODINHA darão um melhor "COLORIDO" ao pleito.
     NEGA GILDA e JUNHÃO DO CARAPARU talvez  apreciem o suco de BACURI, com PÃO DA MARAVILHA, no "BAIANO DO LANCHE".
     ZÉ TROVÃO e ZÉ DO BUMBO, têm tudo para fazer a campanha mais barulhenta dos últimos tempos, com a narração do JORGE LOCUTOR.
     Obviamente que todos querem o gol, porém a pelota pode bater no VALDECIR DO "TRAVESSÃO".
Tudo isso pode valer um único BORÓ.
     KEKOnfusão danada!
     Eleição é isso aí. BLAU!(quero dizer, tchau!).

OPINIÃO: Sensibilidade e domínio da Palavra escrita. Parabéns e reverências mestre.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Eleições 2012: Nossos Candidatos


Vi a lista dos candidatos oficiais a vereadores de nossa cidade.
E confesso que muitas emoções me sobrevieram:
1. Tristeza: pela ausência de nome que muito iriam enriquecer essa disputa.
2. Alegria: por saber que nomes muito bons estão na disputa, enriquecendo a disputa, monstrando que a camara municipal pode melhorar bastante uma vez eleitos.
3. Indiferença: por alguns nomes que não causam nenhuma empolgação.
4. Surpresa: com a cara de pau de sujeitos que nada fazem pela cidade e voltam a insistir a cada quatro anos.

É um lista que, posso humildemente dizer, detém uma amostra fiel de nossa sociedade, uma demonstração de tudo de bom e ruim que podemos conseguir democraticamente.
O acesso a candidatura é franqueado a todos...assim como o sol nasce para justos e injustos, bons e maus, coletivistas e individualistas, assim também é nossa democracia.
Pode até ter falhas, mas é aberta a todos.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Gente sem OPINIÃO.


A vida exige um posicionamento. Por sermos humanos, cidadãos, pensadores e se nos propusermos blogueiros precisamos ter e defender uma opinião. Não adianta nada querer fugir agora, querer buscar a neutralidade. Dizer que não tomará partido....talvez para tentar se livrar do carma político de ter apoiado um projeto de "coronéis modernos com pensamentos ultrapassados"
Pois mais que você mude de opinião, mude de partido, mude de camisa, que deixe de ser oposição e passe a ser situação, em meu ponto de vista ainda é melhor ter uma oposição.
Seja uma ‘“metaforse ambulante”, mas pelo menos tenha uma opinião para mudar.
Agora, o posicionamento da neutralidade é o mais amplo direito do covarde. Alguém que não toma partido, alguém que não participa acorvarda-se perante a vida, torna ociosa sua cidadania.
Vivemos nossa democracia, tomemos partido.
Nossa cidade vive um momento importante em sua história, podemos marcar este ano como um divisor de águas entre os últimos oito anos de ausência de um projeto político e um novo tempo para nosso povo, um novo projeto.
Situação ou oposição.
Projeto popular ou projeto de empresários.
Mudança ou continuidade.

Tomemos partido.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Exemplo para nossos políticos....que vem das ruas.


Este exemplo que vem de moradores de rua, dos excluídos, descamisados, sem teto.
O que me causou mais admiração foram alguns comentários de pessoas que conderam o exemplo dos moradores de rua.
Valha-nos quem?

segunda-feira, 9 de julho de 2012

O que faz um Vereador?



O vereador tem duas funções principais: fiscalizar as ações da Prefeitura e legislar. A segunda implica em analisar e votar, aprovando ou rejeitando, projetos de lei apresentados pelos próprios parlamentares, pelo Executivo (Prefeitura) ou pela sociedade civil.
O parlamentar, como parte de seu mandato, exerce suas funções também fora das salas do legislativo, seja visitando as comunidades ou participando de discussões sobre temas municipais em eventos fora da Câmara. Mas, em grande parte do tempo, estão nos gabinetes, nas comissões técnicas ou em plenário, onde são apreciados e votados a maioria dos projetos que podem se transformar em leis municipais.
Do ponto de vista estrito da Constituição Federal, o vereador pode:
 • Aprovar, emendar ou rejeitar o projeto de orçamento do município, que é de iniciativa do Executivo.
• Definir de que forma o solo urbano deve ser ocupado: altura dos prédios, uso residencial ou comercial etc.
• Fiscalizar permanentemente atos do governo – acompanhar e denunciar irregularidades da administração municipal ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público. Exemplo: acompanhar o resultado das licitações, empenho e pagamento das firmas contratadas; acompanhar como o dinheiro é aplicado e verificar a qualidade dos serviços.
 • Criar normas gerais sobre concessão de serviços públicos.
 • Conceder títulos de homenagem
E o vereador não pode:
• Alterar a estrutura administrativa da Prefeitura.
• Gerar despesa pública fora do orçamento.
• Legislar sobre assuntos de competência do Estado ou da União.

OPINIÃO:  A grande questão nisso tudo é que poucos são os candidatos que sabem disso, e raríssimos são os capazes de atuar dentro da competencia esperada.
Lutamos tanto para acabar com os ANALFABETOS POLITICOS, mas o mal que nos incomoda agora são os POLITICOS ANALFABETOS.
Valha-nos quem?

domingo, 8 de julho de 2012

Candidato Caô.....

Candidato Caô Caô

Bezerra da Silva
Ele subiu o morro sem gravata, dizendo que gostava da raça, foi lá na tendinha bebeu cachaça, até bagulho fumou, entrou no meu barracão
E lá usou lata de goiabada como prato, eu logo percebi é mais um candidato para a próxima eleição
Ele fez questão de beber água da chuva, foi lá no terreiro pedir ajuda, bateu cabeça no gongá, mas ele não se deu bem porque o guia que estava incorporadodisse esse político é safado cuidado na hora de votar, também disse, meu irmão
se liga no que eu vou lhe dizer, hoje ele pede seu voto,amanha manda os homens lhe bater.podes crer

meu irmão, se liga no que eu vou lhe dizer.depois que ele for eleito dá aquela banana pra você,podes crer
meu irmão, se liga no que eu vou lhe dizer hoje ele pede o seu voto amanhã manda a policia lhe prender.podes crer,meu irmão, se liga no que eu vou lhe dizer
E depois que ele for eleito não arruma emprego pra você
 
 
OPINIÃO: É uma verdade inconstestável. Porém, a voz do povo nao será silenciada por esses farsantes, aproveitadores da boa fé do povo.
Aguarde-nos.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Brunagens.....bobagens.


Essa frase é para reflexão de todos nós. Principalmente para entendermos que conhecimento traz responsabilidades, compromissos, posicionamentos obrigatórios.
Quem tem o conhecimento deve fazer uso dele. E este uso começa no auto-desenvolvimento de quem o busca, de quem o constroi. Despois disso levamos o conhecimento e o fruto dele para nossos familiares, nossos amigos e mais digno ainda é o homem que leva seus conhecimentos em prol de uma sociedade, de pessoas que estao além das paredes de sua casa, muitos que lhes são desconhecidos, muitos que não terão com retribuir o usufruto deste conhecimento.
Quando vejo pessoas estudadas porém pouco inteligentes defendendo teorias milaborantes eu penso: inteligência sem conhecimento? Conhecimento sem humanidade? sinceramente não sei.
Quando vejo uma pessoa que julgo esclarecida falando bobabens abertamente, sem filtros, sem preocupação com sua biografia, com seus alunos e ainda com os leitores do seu blog .,..eu chego até ataque de risos.
Dizer que o Dr. Gilberto Pessoa defende os interesses das elites paraenses é tão absurdo como dizer que Jader Barbalho é um homem pobre.
Caro blogueiro, rei das brunagens, esclareça-se: qual o membro da elite que apoia o Dr. Gilberto em sua candidatura a prefeito? Qual o grande Empresário ou latifundiário que o apoia?
Ninguém deve se envergonhar do que construiu honestamente, com fruto e suor de trabalho, com salário. Explorando apenas sua força de trabalho. E é assim que eu vejo o Dr. Gilberto e o Dr. Cadinho, dois homens que lutam com suas forças para sobreviverem, que aproveitaram as oportunidades que tiveram.

O seu atual candidato, pelo menos eu acho que ainda é o Evandro - uma vez que voce muda todo mês de candidato - tem o apoio de todas as elites locais e estaduais e voce vem me dizer que quem é o candidato da elite é o Dr? tome juízo.
Lembre-se que o seu partido tem em seu quadro de filiados os homens mais ricos desse estado e desse país. Isso não configura a elite?

Sua postagem nao prima pela verdade. Caracteriza-se pelo desespero de quem não sabe o que falar, de quem apenas esta preocupado em atacar, em tentar desmerecer alguém que voce mesmo já apoio, que viu qualidades no passado. Quem mudou?

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Círio no exílio

O círio de Santa Izabel sempre remonta ao passado. Tenho muitas lembranças boas. Desde as disputas de pipas, as vendas que eu fiz quando menino e até quando eu trabalhava em um jornal mensal de nossa cidade, creio que chamava-se o Popular. A única edição com capa colorida era a que saía no dia do círio. A imagem colorida vendia bastante jornal e os devotos levavam uma imagem pra casa.
Foi em um círio que re-encontrei aquela que seria minha companheira por longos anos, mãe dos meus tesouros. Que por coincidência fez aniversário ontem, junto com o círio. Ainda lembro bem do reencontro.
E creio que esse é o grande momento do círio: um reencontro de amigos, de irmãos, um reencontro com a fé vacilante, esquecida, uma renovação dos votos.
O círio é um ato público de reencontro. Reencontro com dia marcado.
Renovação da esperança, das possibilidades, dos sonhos.
Não sou católico, mas hoje no exílio, senti falta deste reencontro.

domingo, 1 de julho de 2012

Arrogancia cega.

A arrogancia é uma caracteristica das elites dominantes.
A presunção, a vaidade, a confiança exarcebada faz com que eles desconsiderem uma coisa que eles nao conhecem : HONRA.
A vida cheia de regalias, acostumados a terem tudo o que querem, de maneira fácil, somente com o tilintar das moedas os tornou prepotentes ao extremo. Acreditam eles que podem comprar tudo e todos;
Acreditam que podem comprar amigos, parceiros, correligionários...e ainda, o que é pior, eles acreditam que podem comprar votos...eleições...poder.
Sua arrogancia os cega e eles nao podem considerar que existem pessoas que nao estao a venda, que existem membros de nossa cidade que não farão concessao de sua consciencia para que esta elite que nos governa possa compra-los.
O Povo quer e precisa de mudança e ja percebeu quais os interesses em jogo neste ano, o povo nao esta dormindo, o povo nao deve ser substimado.

A convenção do PSD/PSDB e demais aliados como PV e PT foi uma mostra de que existe um clamor nas ruas, que ecoa por todos os cantos de nossa cidade, onde pessoas com dignidade dizem: NAO ESTAMOS A VENDA. QUEREMOS MUDANÇA.

Eu votarei e conclamo todos a votarem pela mudança.

Imagens do Abandono do Patrimônio Histórico

Hoje foi dia de lutarmos pelo patrimônio Histórico izabelense. Visitamos a centenária escola SILVIO NASCIMENTO. E Infelizmente o que vi...