Os países onde o populismo se fez presente, principalmente na América Latina, nos deixou como lição o seguinte: O populismo essencialmente é imediatista.
Oferecendo vantagens para as classes mais carentes, o que se por um lado tem garantido sucesso eleitoral, por outro lado sacrifica tudo aquilo como infraestrutura cujos resultados não são visíveis no curto prazo.
O populismo tem ainda a danosa característica de fazer promessas para o futuro que nem pode e nem pretende cumprir.
O problema do populismo do PT são os seus métodos, eles possuem uma relação perfeita entre o público e o privado, mas grande parte de suas despesas vão para programas sociais sem grandes resultados a longo prazo, o bolsa família, bolsa alimentação e outras pensões que favorecem a classe mais pobre, que conta com aquele dinheiro todo fim do mês. Não sou contra politicas de assistencia social, sou contra o assistencialismo político, pois da forma como fazem o objetivo do governo atual é criar uma dependência(Já instalada), já que por contar com esse dinheiro, eles retrocederiam socialmente caso os programas acabassem.
Como diz o ditado, é preciso ensinar a pescar e não dar o peixe, investimentos em infra-estrutura, educação e auto-suficiência das regiões mais pobre são saídas claras para o aumento da qualidade de vida de toda a população brasileira. O nordeste Brasileiro é muito rico em recursos naturais, e possuem uma posição geográfica vantajosa, mas isso não é estimulado nem trabalhado. O que eles fazem é divulgar a necessidade da necessidade.
Pousam como aquela máxima getulista: "Pai dos Pobres', na verdade, são as "Mães dos ricos" pois enquanto escondem a miséria atrás do cartão de benefícios, geram cada vez mais riquezas para banqueiros, empresários e seus políticos profissionais do fisiologismo, que em nome das beneficies dos cargos públicos defendem um modelo socialmente reprovável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário