sexta-feira, 2 de março de 2018

Imagens do Abandono do Patrimônio Histórico

Hoje foi dia de lutarmos pelo patrimônio Histórico izabelense.
Visitamos a centenária escola SILVIO NASCIMENTO.
E Infelizmente o que vimos foi o abandono total do espaço e da cultura histórica de nossa cidade.



                                        Equipamentos eletrônicos em aparente estado de uso, abandonados como lixo, sem proteção e desperdiçado.
 O Estandarte da escola jogado no meio do lixo, do entulho, da sujeita. O simbolo da escola como retrato do abandono.
 Prédio deteriorado, tomado pelo mato, sujeira e lixo.

 Livros dentro da validade, em excelente estado abandonados a sujeira e não sendo utilizados.
 Dentro de uma sala encontramos uma cama precariamente organizada demonstrando ocupação do espaço por cidadão em condição de rua.

O patrimônio histórico izabelense representa os bens materiais ou naturais que possuem importância na história do nosso municipio. 

Importância do Silvio Nascimento

Esses bens foram ao longo do tempo construídos ou desenvolvidos pelas sociedades. Estão intimamente relacionados com a identidade do local, consideremos quantos izabelenses estudaram, tiveram sua formação enquanto cidadãos nesta escola? Quantos guerreiros da Educação exerceram sua profissão neste prédio cultural?
Este patrimônio histórico nos possibilita conhecer a história de nossa cidade. 
Por esse motivo, faz-se necessário que nossa população se mobilize para garantir a conservação e a preservação nao apenas do prédio, mas de tudo que ele representa.
Alguma base legal para isso:
Segundo o Decreto Lei n.º 25 de 1937:
“Art. 1.º - Constitui o patrimônio histórico e artístico nacional o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico."

Patrimônio Histórico e Patrimônio Cultural

Aliado ao conceito de patrimônio histórico está o de patrimônio cultural. Segundo o artigo 216.º da Constituição, o patrimônio cultural representa os bens:
“(...) de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”.

Imagens do Abandono do Patrimônio Histórico

Hoje foi dia de lutarmos pelo patrimônio Histórico izabelense. Visitamos a centenária escola SILVIO NASCIMENTO. E Infelizmente o que vi...