Postagens

Mostrando postagens de Novembro, 2012

Doação de campanha.

Dois cidadãos izabelenses conversavam sobre o que acompanharam na prestação de contas dos nossos candidatos em 2012.  - Mas camarada, fiquei abismado com os valores que foram declarados pelos candidatos. Os candidatos gastaram pouco, pelo menos o que foi declarado, e as contas de receitas e despesas estão perfeitas. Batento tudo direitinho. - O que foi? Perguntou um deles. - Você sabia que com toda a estrutura que foi montada os candidatos não gastaram mais de cem mil reais? - Verdade?? Nossa os caras são bom de conta mesmo. - Outra coisa que me chamou atenção - comentou um terceiro que ainda não tinha entrado na conversa - foi que teve um professor que doou mais de seis mil reais enquanto o prefeito doou apenas mil e seiscentos para o seu candidato a sucessor. - Que coisa, hein? Professor ganha bem então. Concluiu o primeiro. - E a confiança do prefeito no seu sucessor vale quatro vezes menos que a do professor? perguntou o segundo. - Vou embora, amigos, to com a lista de supermercado aqui, …

Frutos da periferia

Crescer no morro horizontal faz a molecada amadurecer muito rápido. Meninas tornam-se mães muito cedo. Meninos são obrigados a virarem homens`` da noite pro dia. Esses conceitos e preconceitos são imputados sem piedade. A vida começa dura desde muito cedo e a reação também. 
Encontrei um ex-aluno meu baleado após um assalto frustrado: - Ei, o que aconteceu contigo? - questionei. - Uma correria que não deu certo professor - respondeu. - Lamento muito por sua perna, vão ficar boa 100%? - Acho que não, professor - lamentou o jovem e concluiu - Vou tomar cuidado da próxima vez. - Beleza. Te cuida.
Muitos vão achar que eu deveria dar conselhos para que ele abandonasse aquela vida, que arranjasse um emprego, que não tivesse uma próxima vez. Seriam palavras vazias. Aquele garoto cresceu como eu, no meio do abandono social. Seus pais lutam para sobreviver, são pessoas honestas, tementes a deus porem escravizadas por um sistema social que os obriga a sobreviver com um salário mínimo e com as mínimas co…

Crendo na própria mentira.

Primeiro eles se auto-proclamaram os defensores e únicos representantes da ética na politica. E depois de toda uma metamorfose que foi desde vestir uns ternos Armani  aparar a barba e as ideias mais radicais ate mesmo a fazer pactos políticos com velhas raposas e fichas sujas em geral.
Uma vez no poder eles passaram a desrespeitar a Republica, sua divisão do poder, seu equilíbrio de forcas. Instituíram uma quadrilha para conseguir o que queriam, a qualquer custo, ou melhor, a qualquer mala ou cueca, desde que recheados de notas altas.
Para esconder seus atos insanos e ilicitos tentaram amordacar a imprensa. Posicionaram-se como vitimas de perseguicao por parte da midia taxada de ``Capitalista e elitista``.
A republica se enfraqueceu deveras, cambaleou, mas nao caiu. 
Recuperando suas forcas e poder a Republica investigou, julgou e condenou os quadrilheiros, os corruptores da republica. 
Eles agora pousam de mocinhos na historia. Dizem-se perseguidos. Punidos injustamente. Fazem atos de desa…

Viajar dói

Viajar dói

Dói ver o meu povo
Lutando com a morte
Perdendo lentamente
Dia a dia
Tanta riqueza acumulada
Tanta miséria mal distribuída
Todo esse minério
Criando monstros de metais
Sem coração
Com fome de terra
Trazendo fome a terra.
Homens maltrapilhos
Natureza maltratada.

Julho/04 (1ª viagem ao sul do Pará)

Servir e proteger ou Vigiar e Punir?

A evolução é uma constante em nossa sociedade. Às vezes de forma tão rápida que nem percebemos, outras vezes de forma lenta e gradativa. Percebemos mudanças em vários segmentos em nossa sociedade.  Nas ultimas décadas o acesso a educação, a emprego e renda, melhorou notoriamente a vida da população brasileira, principalmente aos mais pobres, os que não dispunham desses recursos sociais. Na contramão das diversas mudanças sociais um aspecto da vida social não muda: o preconceito presente no olhar que se tem sobre a periferia. Esta visão preconceituosa se percebe na relação entre as comunidades periféricas e as forças de segurança. A policia dentro de suas viaturas, dentro de seus coletes aprova de balas, com suas armas, sempre em prontidão. Agindo de forma arbitrária escolhe  quem deve por as mãos na cabeça, encostar-se ao murro mais próximo, ter seus bens revistados e se nada for encontrado ter que ir embora sem nenhuma explicação ou pedido de desculpas.
A população não tem o respeito da …

O homem que tece a rede.

A idéia que impera no mundo globalizado é de que estamos todos ligados numa rede internacional que forma a chamada aldeia global.
Os homens não estão mais isolados. A comunicação é em tempo real.
A rede está em toda parte. O mundo virtual nos enreda nesta rede que ninguém sabe quem teceu.
Mas enquanto o mundo fala em internet, globalização, rede mundial de computadores, comércio e relacionamento, sem querer eu encontrei um homem que tece uma rede completamente indiferente a esse mundo sem fronteiras que tanto se fala.
Ele apenas senta na sombra de uma arvore, que fica na calçada da sua casa e tece sua rede. Rede de pesca. Rede que enlaça, que alimenta, que sustenta.
Numa cidade conhecida mundialmente por seu minério elemento chave para alimentar os fornos que aquecem o mundo, conhecida também por ser a capital nacional dos hackeres, este homem aparentemente não esta nem ai para chips, computadores e complementares.
Ele apenas tece a sua rede. Talvez por distração, por terapia ocupacional…

Ex-vereadores em busca de Emprego..

Encontrei por acaso com dois vereadores, ainda vereadores, que não conseguiram reelegerem-se e conversa vai conversa vem, toquei no assunto que não poderia faltar: Quais as causas dos mesmos não se reelegerem-se? vou enumerar algumas: a) Muitos candidatos. Inclusive amigos, amigos dos amigos e demais amigos. b) A coligação da qual eu fiz parte não fortaleceu-se. c) Faltou apoio do nosso candidato majoritário. d) Os outros candidatos estavam muito fortes financeiramente. e) Bla bla bla bla...bla bla.
Nao desisti de provocar:  - Mas sera que nao faltou trabalho para que o povo visse a importância de vocês voltarem?  - Claro que não  Trabalhamos tanto quanto ou ate mais do que os que se reelegeram. Retrucou um vereador. - Tudo bem então. Se esse foi o critério utilizado, o povo foi injusto com vocês - Ironizei. - Eu não duvido de nada - respondeu o segundo - que ate então estava calado.
Considerando os vereadores que se reelegeram eu também não duvido de nada.

ZE DIRCEU NA PRAIA...

Imagem

Polícia que mata não assegura paz nem tranquilidade

Imagem
Por Marcelo Semer* Oroteiro é conhecido.  A periferia já convivia faz tempo com a alta letalidade da Polícia Militar de São Paulo. Cerca de um quinto dos homicídios do Estado são praticados por PMs. Índices bem superiores àqueles que envolvem, por exemplo, os Estados Unidos. Tudo o que o Estado não pode fazer é agir como uma facção criminosa. Nada justifica, nem mesmo a ideologia de uma suposta linha-dura para combater o crime. Quando o Estado cruza a linha que distingue o legal do ilícito, já não se diferencia dos criminosos que pretende combater. Nunca é demais lembrar que o homicídio da juíza Patrícia Acioly, que comoveu o país, e especialmente aqueles que se utilizam do incremento da violência como discurso político, teria sido provocado pela firmeza da magistrada em rejeitar simulações de autos de resistência. Aqueles mesmos, por meio dos quais, homicídios de p…

Tempos sombrios, Tempos petistas...

Imagem
MARCO ANTONIO VILLA - HISTORIADOR; É PROFESSOR DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - O Estado de S.Paulo
Luiz Inácio Lula da Silva está calado. O que é bom, muito bom. Não mais repetiu que o mensalão foi uma farsa. Também, pudera, após mais de três meses de julgamento público, transmitido pela televisão, com ampla cobertura da imprensa, mais de 50 mil páginas do processo armazenadas em 225 volumes e a condenação de 25 réus, continuar negando a existência da "sofisticada organização criminosa", de acordo com o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, seria o caso de examinar o ex-presidente. Mesmo com a condenação dos seus companheiros - um deles, o seu braço direito no governo, José Dirceu, o "capitão do time", como dizia -, aparenta certa tranquilidade. Como disse o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), Lula é "um sujeito safo". É esperto, sagaz. Conseguiu manter o mandato, em …

Sobre Passaros e ninhos...

Um Passaro vermelho que havia perdido seu ninho em uma antiga união com um passaro branco/verde se uniu a um passaro amarelo para tentar reconstruir seu lar. O novo lar se efetivou, mesmo que a contribuição do passaro vermelho tenha sido insignificante, pois o mesmo nao construiu um unico comodo no novo lar. Agora que o lar estar pronto a pergunta que todos fazem...amarelos e vermelhos: - Existirá lugar para este passaro-camaleão, que ora esta vermelho, ora esta azul...e por hora está amarelo? Como será a convivência desses passaros tão antagonicos?

Cortesia...Lá e cá.

Vejo com um certo temor sociológico a guerra entre policiais e parte da população paulista. A reação de grupos armados matando policiais indiscriminadamente mostra que o governo não tem o controle do que os seus homens fardados fazem com a lei durante suas rondas, suas abordagens, principalmente por vielas e ruas escuras da periferia. A população em geral nao confia na policia. A população da periferia aprendeu a temer a policia. Quantos moradores das periferias brasileiras já nao presenciaram as diversas formas de abuso de poder, excesso de poder, desvio de poder executado por parte dos homens que deveriam defender a lei? Eu já vi morador ser espancando só porque demorou a levantar para ser revistado. Sou contra a guerra, mas entendo como uma reação aos abusos. Condeno a guerra assim como condeno todo tipo de abuso. Mas enquanto em SP grupos armados atiram na polícia, aqui em nossa cultura papa-chibé a postura é outra. Sabado a noite observei uma cena curiosa se repetindo pelo menos du…

O PT não é uma quadrilha.

Demétrio Magnoli – O PT não é uma quadrilha 26/Outubro/2012
Fernando Haddad está cercado por José Dirceu e Paulo Maluf. Sobre Dirceu, aparece a palavra “condenado”; sobre Maluf, “procurado”. Contaminadapelo desespero, a propaganda eleitoral de José Serra não viola a verdade factual, mas envereda por uma perigosa narrativa política. O candidato tucano está dizendo que eleger o petista equivale a colocar uma quadrilha no comando da Prefeitura paulistana. A substituição da divergência política pela acusação criminal evidencia o estado falimentar da oposição no País e, mais importante, inocula veneno no sistema circulatório de nossa democracia. Demóstenes Torres foi expulso do DEM antes de qualquer condenação, quando se patenteou que ele operava como despachante de luxo da quadrilha de Carlinhos Cachoeira. José Dirceu foi aclamado como herói e mártir pela direção do PT depois da decisão da Corte Suprema de uma democracia de condená-lo por corrupção ativa e formação de quadrilha. O mensalão…

Julgamento do Mensalão: dez conclusões.

Imagem
Opinião: Essas conclusões foram tiradas pelo resultado da votação que representa o entendimento dos ministros do STF. A primeira conclusão é alvo de negativas de todos os envolvidos, desde o ex-presidente até alguns de nossos ilustres representantes. Uma das maiores lideranças do PT e super-ministro do Governo Lula foi julgado, considerado culpado e chefe do esquema corrupto/corruptor. O Partido que formou-se e por muitos anos vendeu a imagem de baluarte da moralidade publica cometeu o vergonhoso ato de articulação para compra de votos. Eis o Brasil dos vermelhos hipócritas.

E o vermelho permanece...vermelho de vergonha.

Imagem

Depois da Condenacao

Imagem
Dizem que na politica não existem amizades duradouras e nem inimizades eternas.

Talvez a amizade eterna entre Marcos Valério e os quadrilheiros começou a ruir quando foi estabelecida sua condenação com pena de mais de 40 anos de prisão.

A certeza da prisão do corrupto, coisa rara, fez com que sua língua ficasse mais solta. Ainda não completamente, por enquanto trata-se de ameaças veladas. 

Claro que os quadrilheiros não estão parados vendo o barco afundar. A estrategia agora consiste taxar o STF de um tribunal de excecao.

E a dita delação premiada...a quem beneficiara? Terá ele coragem para dizer tudo o que sabe? 


Drummond e o Mensalao...

Imagem
Minha singela homenagem a um dos poetas que mais admiro.