quarta-feira, 31 de outubro de 2012

De presos políticos a políticos presos. Sera?


Milton Corrêa da Costa
Alguns foram presos políticos, agora são  políticos presos por corrupção e formação de quadrilha num julgamento democrático num estado de direito. As duras penas começaram a cantar no lombo de quem fraudou e desviou dinheiro público em prol de uma cínica e ousada manobra de um projeto político de perpetuação no poder, comprando votos no parlamento. Agora todos são “vítimas”.
Alguns se consideram até perseguidos políticos. Só que o perseguidor agora é o rigor da lei que pune quadrilheiros e corruptos, sob o relato e atitude exemplar de Joaquim Barbosa e outros ministros do STF que condenaram a quadrilha que colocou em risco a paz social.
O operador do vergonhoso e cínico esquema, Marcos Valério, já foi condenado ao regime fechado, com pena de 40 anos e multa. Deveria, como fez Roberto Jefferson, colocar logo a boca no trombone e contar a história completa. Os outros mensaleiros já sabem que vem mais penas pesadas no lombo, onde o recolhimento ao cárcere parece inevitável.
Só que são presos comuns, neste caso todos são iguais perante a lei. É como disse o ministro Celso de Mello, a quadrilha do mensalão, a do colarinho branco, não difere das quadrilhas de traficantes do Rio e de uma perigosíssima facção criminosa de São Paulo. “Profanadores da República”, disse o insigne ministro
O veredicto final está prestes a ser dado. Manifestações em contrário, como em diferentes épocas do regime de excecão, agora não têm respaldo popular. O Supremo Tribunal Federal deu o novo tom na moralidade pública. Que os políticos que ainda pretendam roubar o dinheiro público ponham suas barbas de molho e pensem duas vezes. A festa da corrupção e da impunidade acabou. A cadeia e o uniforme de prisioneiro os aguarda. O passado de ninguém, por mais virtuoso que tenha sido, não o exime dos crimes do presente. Cumpram-se a lei e as decisões do Supremo Tribunal Federal.

PSD firmar-se como a quarta forca politica do pais.


Encerrada a apuração dos votos nos dois turnos turno das eleições municipais, o Partido Social Democrático (PSD) conseguiu, um ano após seu registro oficial no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), firmar-se como a quarta força política do País. Considerando o cenário nacional, foi o partido que elegeu o maior percentual de seus candidatos (45,3%) e totalizou 497 prefeitos. Além disso, o PSD elegeu mais de 4.600 vereadores.
Três prefeitos foram eleitos no segundo turno em Florianópolis (SC), Ribeirão Preto (SP) e Londrina (PR).
No Estado de Santa Catarina, governado por Raimundo Colombo, do PSD, o partido teve um de seus melhores desempenhos, elegendo 53 prefeitos.
Em Goiás, o partido elegeu 21 prefeitos e irá governar mais de 617 mil habitantes no Estado, o que equivale a 10,33% da população goiana. Os dados, divulgados pelo site UOL, colocam o partido na terceira posição, perdendo apenas para o PT e para o PMDB, e à frente do PSDB. O PT lidera o ranking por ter feito os prefeitos em Goiânia, capital do Estado, e Anápolis, o terceiro maior município goiano.
O bom desempenho do PSD em número de habitantes se deu porque o partido elegeu prefeitos em algumas das maiores cidades do Estado, como Luziânia (a quarta maior), Rio Verde (a quinta), Formosa, Cristalina e Anicuns.

Em número de prefeitos eleitos, o PSD também ocupa a terceira posição em Goiás. Em primeiro aparece o PMDB, com 57 prefeitos, seguido pelo PSDB, com 52. Isso faz com que o partido liderado no Estado pelo deputado federal Vilmar Rocha seja o segundo dentro da chamada Base Aliada que apoia o governador Marconi Perillo.
Kassab comemora resultados
Em todo o Brasil, o Partido Social Democrático (PSD) elegeu mais de 4.600 vereadores (veja números no site UOL), constituindo-se assim na quinta sigla brasileira com o maior número de vereadores eleitos nesta campanha. Para o presidente nacional do PSD, prefeito Gilberto Kassab, o resultado é muito importante, pois além de fortalecer as bases municipais da agremiação, mostra a determinação dos filiados e militantes. “Apesar do pouco tempo de vida do partido e da demora na definição do tempo de TV de que disporíamos para a campanha, eles superaram as dificuldades e levaram adiante as nossas propostas”, disse o prefeito.
Kassab participou na noite de domingo do evento de comemoração da vitória da Coligação Avança (PSDB-PSD-PR-DEM-PV) São Paulo no primeiro turno das eleições paulistanas, no qual o candidato José Serra (que tem como vice o ex-secretário municipal de Educação do município, Alexandre Schneider, do PSD) classificou-se em primeiro lugar para o segundo turno.
Outra vitória importante do PSD foi obtida na capital de Santa Catarina, Florianópolis, onde o candidato Cesar Souza Júnior classificou-se em primeiro lugar para o segundo turno, com mais de 76 mil votos.
No Estado de São Paulo, os candidatos do PSD foram destaque em duas das maiores cidades do Estado: Ribeirão Preto e Mogi das Cruzes. Na primeira, a prefeita Dárcy Vera, candidata à reeleição, passou para o segundo turno com 46% dos votos válidos. Em Mogi, o atual prefeito Marco Bertaiolli elegeu-se novamente com 80,8% dos votos. O partido também elegeu prefeitos em cidades como Penápolis, Fernandópolis, Cerquilho, Tambaú e outras.
Kennedy Nunes, candidato do PSD em Joinville
Em Santa Catarina, além do bom desempenho do candidato do partido na Capital, o PSD também teve sucesso em Blumenau, onde Jean Kuhlmann classificou-se para o segundo turno com 31% dos votos, e em Joinville, onde o candidato Kennedy também foi para o segundo turno com 41% dos votos válidos. Em Palhoça, na Grande Florianópolis, o partido elegeu Camilo Martins com 58% dos votos. Na cidade de São José, a candidata Adeliana Dal Pont foi eleita com 61% dos votos.
Adeliana, que venceu em São José (SC) com 61% dos votos
Para o presidente do partido, Gilberto Kassab, os resultados demonstram que o PSD está consolidado na maior parte do País e sai fortalecido dessas eleições. “Apesar dos prazos exíguos que tivemos, participamos e estamos muito bem preparados para 2014, quando iremos disputar a eleição na plenitude de nossos direitos”, concluiu. 
OPINIAO =  Nossa cidade pegou o bonde da historia e entrou nesta nova fase elegendo um prefeito que representa esta nova fase da politica brasileira através do PSD 55.

    sábado, 27 de outubro de 2012

    Ser e Parecer

    À mulher de César não basta ser honesta, tem de parecer honesta”.
    Julio Cesar, Imperador Romano - 60 a.c




    Eu confesso. Ja votei no Paulo Rocha para representar-nos como deputato federal. Sempre acreditei que ele era um liderança legitima. Seu estilo, sua participação politica, seus projetos.
    Fiquei extremamente decepcionado quando das acusações e mais ainda quando o deputado resolveu renunciar para que nao fosse cassado.
    Sua absolvição, ao meu ver de leigo, por uma questao técnica nao provou sua inocencia de forma completa para mim.
    E creio que muitos dos seus eleitores ficaram com essa dúvida.
    O deputado é ou parece honesto?


    

    Quem foram os condenados e absolvidos no Mensalão

      Depois de mais de dois meses de julgamento (se iniciou em 2 de agosto),  já sabemos os reús que foram condenados e absolvidos.

    O blog lista os nomes abaixo.
    Reús condenados
    - Bispo Rodrigues (lavagem de dinheiro e corrupção passiva)
    - Breno Fishberg (lavagem de dinheiro)
    - Cristiano Paz (corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha)
    - Delúbio Soares (corrupção ativa e formação de quadrilha)
    - Emerson Palmieri (lavagem de dinheiro e corrupção passiva)
    - Enivaldo Quadrado (formação de quadrilha e lavagem de dinheiro)
    - Henrique Pizzolatto (corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro)
    - Jacinto Lamas (lavagem de dinheiro e corrupção passiva)
    - João Cláudio Genu (formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e corrupção passiva)
    - João Paulo Cunha (corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro)
    - José Borba (corrupção passiva)
    - José Dirceu(corrupção ativa e formação de quadrilha)
    - José Genoino (corrupção ativa e formação de quadrilha)
    - José Roberto Salgado (gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, formação de quadrilha)
    - Kátia Rabello (gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, formação de quadrilha)
    - Marcos Valério (Corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e formação de quadrilha)
    - Pedro Corrêa (formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e corrupção passiva)
    - Pedro Henry (lavagem de dinheiro e corrupção passiva)
    - Ramon Hollerbach (corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e formação de quadrilha)
    - Roberto Jefferson (lavagem de dinheiro e corrupção passiva)
    - Rogério Tolentino (lavagem de dinheiro, corrupção ativa, formação de quadrilha)
    - Romeu Queiroz (lavagem de dinheiro e corrupção passiva)
    - Simone Vasconcelos (lavagem de dinheiro, corrupção ativa, evasão de divisas, formação de quadrilha)
    - Valdemar Costa Neto (lavagem de dinheiro e corrupção passiva)
    - Vinícius Samarane (gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro)
    Réus parcialmente absolvidos (absolvidos de um crime, mas condenados em outro)
    - Breno Fischberg (absolvido de formação de quadrilha)
    - Cristiano Paz (absolvido de evasão de divisas)
    - Jacinto Lamas (absolvido de formação de quadrilha)
    - João Paulo Cunha (absolvido de peculato)
    - José Borba (absolvido de lavagem de dinheiro)
    - Pedro Henry (absolvido de formação de quadrilha)
    - Valdemar Costa Neto (absolvido de formação de quadrilha)
    - Vinícius Samarane (absolvido de formação de quadrilha e evasão de divisas)
    Reús totalmente absolvidos
    - Anderson Adauto (corrupção ativa e lavagem de dinheiro)
    - Anita Leocádia (lavagem de dinheiro)
    - Antônio Lamas (lavagem de dinheiro e formação de quadrilha)
    - Ayanna Tenório (gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e formação de quadrilha)
    - Duda Mendonça (lavagem de dinheiro e evasão de divisas)
    - Geiza Dias (lavagem de dinheiro, evasão de divisas e formação de quadrilha)
    - João Magno (lavagem de dinheiro)
    - José Luiz Alves (lavagem de dinheiro)
    - Luiz Gushiken (peculato)
    - Paulo Rocha (lavagem de dinheiro)- Professor Luizinho (lavagem de dinheiro)
    - Zilmar Fernandes (lavagem de dinheiro e evasão de divisas

    terça-feira, 23 de outubro de 2012

    A Educacao Municipal e o novo Governo.



    A pasta com maior numero de funcionários contratados e nomeados e a SEMEC. Seja na esfera administrativa ou mesmo em cada unidade municipal de ensino.

    Certamente o novo prefeito já deve ter em mente o nome do futuro ou da futura secretária de educação. Esta pessoa já deve, por sua vez, está selecionando os nomes dos futuros assessores, diretores de departamento, coordenadores e assim por diante. Lógico que a nova secretária não vai no dia 01/01 assumir a SEMEC sozinha(o) ora bolas! Se o atual quadro de servidores comissionado será reaproveitado em parte ou totalmente, isso dependerá da nova (o) secretário (a).

    Em relação aos funcionários contratados atualmente, houve nos últimos anos um amadurecimento muito grande por parte dos políticos a certas práticas do passado, com a de demitir TODOS os funcionários contratados já no primeiro dia. Dessa vez, o novo prefeito promete que a prática será diferente. Aguardemos como será o procedimento adotado em 01/01.

    Com certeza, isso eu não tenho dúvida, será a secretaria onde o período de transição será o mais delicado. Não somente pelo número de funcionários lotados nessa secretaria, mas também pelo número de funcionários comissionados, acredito que para a transição ser feita de maneira harmônica nessa secretaria, será necessário iniciar o período de transição o quanto antes, ainda em 2012, até mesmo para que todos os funcionários conheçam de antemão o que ocorrerá em 2013.

    Por último, abordarei um ponto pouco analisado por muitos dentro da militância na educação: Como serão ocupados as funções comissionadas? Prestigiando os funcionários de carreira da secretaria ou chamando em sua maior parte pessoas que não são da carreira, isto é, que não passaram num concurso público da prefeitura e não são funcionários estatutários da secretaria? A esta pergunta, não posso dar qualquer resposta, caberá ao futuro (a) secretária (o) de educação.

    O que o povo espera porem ë que seja dada uma atenção especial a educação em nosso município melhorando a infra estrutura, valorizando o funcionalismo, não deixando faltar merenda nas escolas e isso tudo vai depender de como o governo municipal formatará sua equipe de trabalho na SEMEC.

    segunda-feira, 22 de outubro de 2012

    O Funcionalismo publico e a nova gestão municipal.




    Na modesta opinião de um cidadão comum, nada mostra mais a cara do prefeito para a população como a maneira que o funcionalismo publico trata a população  Pois a hora da verdade, a hora que o povo sente a atenção do prefeito ocorre justamente quando ele procura o funcionalismo publico em busca de algum serviço.  O prefeito não pode estar em todos os lugares, não pode realizar todos os atendimentos, mas pode aplicar sua filosofia de trabalho através de seus colaboradores na atenção ao povo. 

    Sobre à filosofia de trabalho, caberá ao novo prefeito ditar qual será a filosofia adotada dali para frente. Se será um prefeito mais distante da realidade do dia-a-dia do seu funcionalismo, como é a prática adotada pelo atual prefeito, ou um prefeito mais achegado e próximo da realidade do dia-a-dia do seu funcionalismo. Certamente, já nos primeiros dias, saberemos qual será a filosofia adotada pelo prefeito com o funcionalismo público de nossa cidade.

    E ainda sobre os temas que abrangem esta categoria o prefeito terá o desafio de promover a valorização profissional, tanto na questão salarial como proporcionando capacitação, condições dignas de trabalho e ainda melhorar a imagem dos funcionários públicos municipais junto à população.

    Em relação aos concursados que ainda estão esperando serem convocados o prefeito terá que resolver tal imbróglio legalmente.
    No que diz respeito a situação dos funcionários contratados, esse é um ponto delicado e esse assunto poderá ser a primeira grande decisão do novo governo! Mas qual será a decisão do futuro governo?  Demitir ou não? Demitir apenas os funcionários contratados em altas posições (nomeados) ou qualquer um em cargo de chefia? Demitir parcialmente ou totalmente?

     Amigos tenho muitas perguntas sobre esse assunto, porém nenhuma resposta, passo essa paras os leitores e para o prefeito!

    Poderíamos falar de muitas outras coisas relativas ao funcionalismo. Porém deixo aos leitores complementar essa postagem através dos comentários da postagem, sintam-se a vontade para fazê-lo. 

    sábado, 20 de outubro de 2012

    Transporte e trânsito municipal...desafio da nova gestão.



    Devo lembrar aos leitores deste blog que estou analisando o período de transição do governo, não estou aqui avaliando o novo governo ate porque ele ainda nem começou. 

    O objetivo destas postagens e avaliar a transição sobre a ótica da expectativa de um cidadão comum. E para os que acham que estou criticando - a gestão que ainda nem começou - gostaria de ressaltar que continuo firme e forte acreditando no projeto dos Drs. Gilberto e Cadinho para nossa cidade.

    Primeiramente, a nova administração assumirá já no dia 01/01 com um caos instalado no centro da cidade, foram instalados semáforos que ninguém respeita, nem pedestres e nem condutores de automóveis e motos.

    Os guardas de transito não possuem poder efetivo para educar, corrigir, direcionar o transito e punir infratores.

    Caberá ao novo prefeito pelo menos tentar, programar um modelo de gestão do transito, de forma a diminuir acidentes, promover um transito consciente, corrigir falhas nos fluxos e acima de tudo tornar o transito mais humano e civilizado.

    A regularização do serviço de moto-táxi deve ser visto com cuidado pelo novo gestor, para que possa garantir a renda para os trabalhadores, os tributos para o município e a segurança para usuários.

    Será preciso que o novo governo possa trabalhar sobre o monopólio sobre o transito municipal, na melhoria do transporte para moradores da Zona Rural e acima de tudo mude a situação do ponto de ônibus da BR (passarela) que não oferece nem um conforto e nem a mínima segurança para a população.

    Como podemos ver, desafios não faltam na área de transito e transporte municipal e estamos todos esperançosos nesta mudança que se avizinha.

    sexta-feira, 19 de outubro de 2012

    A questão da Saúde na nova gestão municipal.



    A Expectativa sobre este tema se amplia, pois foi lema da campanha do Dr. Gilberto 
    Para cuidar da nossa Gente e ainda pelo fato do novo prefeito ser medico espera-se uma atenção especial no que diz respeito à questão da saúde e da gestão dessa pasta na transição de governo

    Cabe lembrar que alguma mudança, mais profunda, só ocorrerá mesmo depois desses primeiros dias.

    A gestão competente da saúde em nosso município torna-se então um ponto chave para o novo gestor, por ser uma necessidade abrangente e pela própria formação do prefeito que o capacita para tanto.


    Primeiramente, não e preciso lembrar que o nosso sistema de saúde municipal não recebeu atenção especial do gestor nos últimos 08 anos. Prédios inapropriados, como o caso do posto medico do Bairro novo que funciona dentro de uma escola, ou o do São Raimundo que funciona em uma rua de grande fluxo de veículos sem segurança para idosos e grávidas.

    É inevitável que o novo administrador da cidade tenha que nomear alguém que não só esteja capacitado, mas também que tenha o conhecimento, por mínimo que seja da atual estrutura da cidade.

    Não sei ao certo como será a transição nas repartições da pasta de saúde da prefeitura, se será uma transição pacífica, não sei se os funcionários comissionados serão trocados aos poucos ou não... Não gostaria de ver uma transição tumultuada, pois esse setor é importantíssimo para a população. Imagina se a transição não for harmônica, com chefes de setor, comissionados, indo embora na virada do ano? Seria algo inacreditável, mas possível de acontecer.

    A nova equipe de governo já deve está debruçado nessa questão, pois essas áreas, provavelmente, já deverão ser encampadas pela nova gestão da cidade nos primeiros minutos de 2013. Não acredito que no momento que a nova administração pise nos postos de saúde no dia 1°, o atendimento melhore da água para o vinho, mas, pois isso demanda tempo para se programar uma mudança, mas se a transição for harmoniosa, com certeza, o atendimento pode melhorar um pouco.

    Não acredito que haja mudanças efetivas na filosofia de trabalho da atual rede de saúde nos primeiros dias de 2013. Tanto em postos de saúde, quanto em toda rede municipal, essa mudança, seja pra melhor ou pior,virá com o tempo. E falando de filosofia, a rede municipal de saúde mudará de cara, passará a ter a cara seu secretário e passará a ter a cara de Gilberto Pessoa e seu secretário.


    Caberá a todos nós esperar para ver como será a sua filosofia de trabalho e como mudara a conjuntura de descaso com nosso povo praticada ate agora.

    quinta-feira, 18 de outubro de 2012

    Primeiros passos do novo governo municipal.


    Quais poderão ser as primeiras iniciativas do novo governo municipal?
     Cabe lembrar que os primeiros dias do mandato de um novo administrador público são momentos extremamente delicados, pois são dias de transição em todas as esferas da administração pública municipal.

    A primeira grande mudança já começou desde o momento que o TRE declarou o novo vencedor. Essa mudança passa por despercebida, mas é o alicerce principal de uma nova administração que é a filosofia adotada pelo novo gestor da cidade. Será uma filosofia centralizadora, como da atual administração, descentralizada ou descentralizadora? E além, como o novo prefeito administrará a cidade? Sendo da "rua" ou do "gabinete" ou os dois?

    Essa resposta não pode ser respondida verbalmente, mas com certeza será notada! Todos na cidade notarão como o novo prefeito agirá no dia-a-dia e responderão a essas perguntas naturalmente. Com certeza, esse julgamento já começou. Pois, o eleitor desde já começa a acompanhar todos os passos do novo prefeito da cidade! 

    Com as mídias sociais e a internet, esse acompanhamento passou a ser feito em tempo real, e o julgamento do eleitor na mesma velocidade.

    Sendo assim, sabemos que o mandato do novo prefeito já começou. Nesses últimos dias de 2012, dependendo da filosofia adotada, caberá exclusivamente ao novo prefeito (ou não) a escolha da nova equipe que comandará os destinos da cidade pelos próximos quatro (4) anos. Nesse momento, a cidade conhecerá não apenas a "cara" do prefeito, mas também a "cara" da sua nova administração. Se será uma equipe "política", equipe "técnica" ou um misto.

    Outro ponto crucial nesse momento de transição são os cargos estratégicos da cidade, como aqueles que envolvem os serviços necessários para a saúde da população como de hospitais ou postos de atendimento. Nada disso pode fechar para balanço, tudo tem que se manter funcionando, e esse será o momento mais complicado. Caberá a equipe do novo prefeito também entrar em comum acordo com a atual administração para uma transição harmoniosa principalmente nesse setor.

     Ponto importantíssimo será a própria transição em si. Espera-se que o atual prefeito e sua equipe se empenhe em abrir as portas da prefeitura e sua administração aos novos administradores. Seja para dar ciência dos atuais procedimentos adotados como também abrindo seus arquivos e demonstrativos para que a nova administração saiba desde o 1° dia o que está acontecendo na prefeitura. Sendo oposição suspeita-se que a equipe do Dr. Giberto possa ter alguma dificuldade espera-se porem que o prefeito atual  mantenha o espirito democrático e repasse tais informações.

    Por último, não posso deixar de falar sobre o orçamento para 2013. Gilberto Pessoa e sua equipe já devem está empenhados em ajustar e negociar com a atual câmara municipal o orçamento para a nova administração. Sabe-se que o orçamento do primeiro ano de mandato do novo governo sera a herança do governo anterior, e se necessário pode-se ajusta-lo, bastara para tanto boa vontade da câmara municipal e do novo gestor.

    Contagem Regressiva





    Neste período pós eleitoral resolvi expor minhas ideias e avaliações assim como expectativas sobre as perspectivas para o novo prefeito de Santa Izabel do Para. 


    Sei que não poderei analisar a fundo todos os problemas do município, mas buscarei expor alguns dos principais e  desafios que serão enfrentados pela nova administração já no inicio de 2013. 

    A contagem regressiva para a mudança já começou. 


    segunda-feira, 15 de outubro de 2012

    Surge uma nova força política no Brasil.


    O PSD  mostrou a que veio nestas eleições municipais, assim como em nossa cidade, diversas outras prefeituras serão governadas pelo projeto da Social Democracia. Acima de tudo é a força dos ventos da mudança.
    Sucesso sempre 55.

    Aos mestres com carinho !!!





    Tive bons e maus professores. Sou grato a todos.

    Alguns professores me ensinaram a ler, a escrever e alguns me ensinara m a pensar. Sou grato a todos.

    Alguns professores me ensinaram a gostar de política, de história, de literatura, de poesia, de ciências. Sou grato a todos.

    Alguns professores se importavam comigo como ser humano, como cidadão. Outros me viam apenas como numero e nome na caderneta. Sou grato a todos.

    Alguns foram verdadeiros educadores. Outros foram somente meus professores.

    Quero agradecer a todos com os quais aprendi a aprender, aprendi a desaprender, aprendi a apreender...aprendi a empreender.

    Alguns eu guardei o exemplo e o nome. Outros só o exemplo. Sou grato a todos.

    Alguns foram meus mestres, outros foram companheiros de viagem no mundo do saber.

    A vocês, professoras e professores, minha gratidão.

    Professoras: Valena, Socorro Barreto, Ana Cícera, Helenice, Beth Braga, Elza Macieira, Edna, Seta Sedrim, Talita, Patrícia Marques, Lucila, Dirce, Maria Costa, Lurdes Akel entre tantas a quem homenageio com este texto.

    Professores: Juvenal Nunes, Franciel Paz, Luis Carlos, Pedro Eduardo, Gilberto, Bernardinho, Gilberto Felinto, Cafuso, Chico, José Ribamar, Garcia,  Alves, Lobinho, Geraldo,  Gaia e tantos outros importantes dos quais guardo mais o exemplo que o nome.

    quarta-feira, 10 de outubro de 2012

    Condenados.


    Pena que parece que ainda nao se percebe a grande mudança que a justiça brasileira esta promovendo. Corruptos sendo condenados. A impunidade não é garantida. Pois mais que não tenhamos a oportunidade de ver os corruptos na cadeia...já temos uma certeza O NOME DELES ESTÁ NA LISTA DOS CULPADOS.

    Parabéns mais uma vez aos Ministros que lavam a alma do povo brasileiro.

    Carta Aberta ao Dr. Gilberto e Dr. Cadinho.

    Caros amigos,

    Parabéns pela vitória e por merecer os quase 17.000 (dezessete mil) votos de confiança de nosso povo. Pelo que conheço dos senhores sei que entendem isso como uma grande responsabilidade para com cada um dos seus eleitores e seus familiares.

    O povo soube reconhecer em vocês dois a capacidade de liderar a mudança tão almejada por todos. E isso começou a ser demonstrado pelo cuidado com que fizeram as alianças políticas, pela criteriosa equipe de coordenação da campanha e demais auxiliares que se mantiveram firmes perante a calúnias, difamações e demais atitudes desesperadas dos que perceberam que estavam perdendo a batalha.

    Não preciso falar para ambos das necessidades, dos sofrimentos e dos anseios dessa gente, nossa gente, pois vocês conhecem cada uma delas.

    Quero porém ressaltar a importância da força da união que os levou a vitória, composta por tudo que o  nosso povo identificou em vocês - muito antes da campanha - falo da competência, do talento e acima de tudo da boa vontade em ajudar este povo que tanto precisa. 

    A batalha apenas começou. As cortinas apenas se abriram e neste palco muitas batalhas serão travadas para  que a mudança possa ocorrer. Muitos são os adversários, muitos torcem para que vocês não obtenham êxito, porém, acima da força dos pessimistas...lembre-se de todos os votos que vocês obtiveram e que cada um desses é um apoiador, um participante, um guerreiro nesta luta e como não podia deixar de ser um cidadão exigente, pronto para cobrar resultados.

    Nas dificuldades e nas vitórias não esqueçam nosso povo. 

    A cidade que queremos, queremos construí-la coletivamente.

    Não queremos esmolas, queremos fontes de renda.
    Queremos escolas capazes de educar, de formar, de profissionalizar.
    Queremos áreas para industrias em nosso município.
    Queremos nossas ruas iluminadas, limpas e seguras.

    Queremos uma cidade diferente de tudo o que já foi oferecida pelos gestores anteriores.

    Queremos uma cidade de oportunidades para todos.

    Contamos com vocês...conte conosco.

    segunda-feira, 8 de outubro de 2012

    O Blogueiro e as eleições.

    Nestas eleições não podemos deixar de considerar as redes sociais como importantes neste processo.
    Ao longo deste processo me posicionei pelo que acredito, como sempre fiz na vida.
    Recebi muitas propostas de compra de meus serviços como blogueiro, de gente me prometendo mundos e fundos.
    Sempre defendi o projeto 55 para nossa cidade e nunca recebi nenhuma orientação de ninguém do meu partido para fazer qualquer postagem.
    Minhas postagens sempre foram frutos de minha observação, de meus posicionamentos, de minhas ideologias.
    A acidez, a revolta, os posicionamentos sem meias palavras afastaram as mentes menos aberta ao novo, a um outro lado da história, a um outro lado da cidade: a periferia.
    Gostei deste período, pude mostrar que na periferia somos muitos, somos pensantes, somos cidadãos.
     Daqui do moro vemos o mundo, vemos quem nos vê e vemos quem nos ignora.
    Do alto do morro (horizontal) pude falar para muita gente que nao me conhecia, ou para os que achavam que eu era apenas um favelado querendo aparecer.
    Vou continuar minhas postagens e agora com o desafio de falar para o meu bairro.
    Meu blog não vai acabar porque a eleição acabou. Não o fiz para bajular ninguem. O projeto apenas começou e vou continuar defendendo-o. Quem quizer fugir que fuja do debate, que o desclassifique-o.
    Santa Izabel verá que um filho teu nao foge a luta.

    Merecemos?



    Será que realmente merecíamos?
    Será que fomos conscientes?
    Com tanta gente votando....
    ainda vai dar a volta na gente.

    Como pode uma cidade avançar
    Como pode construir o progresso,
    Se esta roda pequena,
    Girar do lado inverso?

    O clamor das ruas...nas urnas.


    O povo demonstrou nas urnas um amadurecimento político digno de uma democracia plena. Não falo isso somente por que meu candidato se elegeu.
    O poder emana do povo, que o exerce através do voto, e com esta arma em mãos - as vezes materializada como um chicote - o povo decide, escolhe, vota. 

    Vota para eleger, para aprovar, para colocar no poder.
    Mas também, com a mesma intensidade vota para reprovar, para demitir, para retirar do poder quem não fez por merecer o "voto de confiança".

    Isso é foi demonstrado pela vitória maiúscula da oposição municipal em várias cidades do nosso estado. 
    Em Belém o Prefeito Duciomar Costa não conseguiu nem fazer graça com seu candidato a sucessor, foi o mais rejeitado.
    Em Ananindeua o prefeito Helder Barbalho não conseguiu eleger seu sucessor. Vitória de Manoel Pioneiro.

    Aqui o povo proclamou a liberdade democrática demitindo de vez o grupo que nos governava por 8 anos. O índice de rejeição ao prefeito e seu candidato ficou em torno de 60%. 

    O povo resolveu escolher a mudança. 

    Ao grupo vencedor cabe agora entender este recado das urnas. O povo é agente ativo do processo democrático. E todo este povo que disse não a situação vai exercer seu direito de cobrar resultados deste governo que vai se iniciar.




    sábado, 6 de outubro de 2012

    Hipocrisia.

    Eu vejo a vida melhor no futuro.
    Eu vejo isto por cima do muro de hipocrisia
    que insiste em nos rodear.

    Eu vejo a vida mais clara e farta,
    repleta de toda satisfação
    que se tem direito
    do firmamento ao chão.

    Eu quero crer no amor numa boa,
    que isto valha pra qualquer pessoa
    que realizar
    a força que tem uma paixão.

    Eu vejo um novo começo de era,
    de gente fina, elegante e sincera.
    com habilidade pra dizer mais sim do que não.

    Hoje o tempo voa, amor
    Escorre pelas mãos
    Mesmo sem se sentir
    Que não há tempo que volte, amor
    Vamos viver tudo o que há pra viver
    Vamos nos permitir.
    Lulu Santos

    OPINIÃO: É Neste mundo que eu quero viver. Onde as pessoas nao temam em pensar, em falar, em agir.
    Onde nenhum idiota se ache o dono da verdade e onde nenhum inteligente possa dar-se por um dos sete sábios gregos.
    Eu voto 55.

    sexta-feira, 5 de outubro de 2012

    O jogo é sujo









    E o chicote vai para....


    No próximo domingo o povo de nossa cidade vai ter a opção de tomar uma grande decisão:

     - PARA QUEM VAI O CHICOTE?

    Se votar no partido do governo, podemos ter certeza que teremos mais 04 anos de chicotadas no povo.

    Se votar na oposição o chicote ficará com o povo para vigiar o governo e usar quando for necessário.

    O que vamos decidir?

    quinta-feira, 4 de outubro de 2012

    Deixa Eu Falar.




    "a livre expressão é o que constrói uma nação
    Independentemente da moeda e sua cotação"
    Preste atenção no que eu vou dizer
    Consciência e rebeldia é o que eu preciso ter
    Pois minha mente pede
    Num hardcore ou reggae
    A mensagem vem das ruas, não dá pra esconder
    Eu tenho um segredo
    Já não tenho medo
    Viver não vale nada se eu não me expressar
    Seja certo ou errado, de cara ou chapado
    Quem é calango do cerrado nunca vai mudar.
    Deixa eu falar - Raimundos

    Apoio ao Diego Sousa...e a liberdade de Expressão.


    As certezas de alguns, meu caro Diego Sousa, estão atreladas aos seus conceitos. E não creio que ninguém esteja certo ou errado, mas muitas vezes construímos para nós conceitos deturpados da realidade, somos por natureza parciais, somos intransigentes com quem queremos, somos preconceituosos, "Achamos feio o que não é espelho"

    E nesta atual conjuntura política, as discussões se afloram de uma maneira muito além. Sei que todos que se sentem ofendidos devem procurar seus direitos e este é o uso correto da razão - para os que acham que a tem - porém ninguém, absolutamente ninguém, deve calar a nossa voz.

    Já tivemos várias discussões ideológica, já debatemos longamente sobre nossas posições, nunca porém nos tornamos inimigos por isso, sei de seu caráter humanista, da firmeza com que defendes a legalidade, e sei que se caso cometesses um erro, de maneira nenhuma foi para explorar indevidamente uma imagem, ou para   atingir politicamente alguém.

    Força meu amigo. Todos os que tem coragem para defender uma causa, são cobrados por isso, de maneira leviana as vezes.

    HASTA LA VICTORIA, SIEMPRE !!!

    quarta-feira, 3 de outubro de 2012

    Eleições 2012: Campanha !!

    Esta eleições, independente do resultado que queremos, ou o que acontecerá foram diferentes de todas as outras.
     
    O papel das redes sociais foram destaques em todo o período da campanha.
     
    Entendam que estou falando do Facebook e dos blogs.
     
    A participação das pessoas via facebook foi bastante interessante. Houve quem teve coragem de expor suas idéias, de discutir, de mostrar quem apoia. Houve gente que preferiu criar FAKE para esconder. Houve gente que nao se preocupou em mostrar suas idéias, sejam elas agradaveis aos olhos alheios ou nao. Muitas discussoes foram frutos de acoloradas e longos debates.
     
    O caso dos blogueiros foi bem mais interessante.
    Teve blogueiro que se vendeu, que mudou de lado, que deixou de morde e assoprar para somente assoprar; Passou a defender o que antes acusava, passou da fase da empolgação para a fase da metralhadora disparando desespero.
     
    Não posso negar também que fiz vários amigos e inimigos atraves do mundo virtual. E que pude mostrar que nas favelas existem muitos intelectuais, capazes de pensar, discutir, defender uma posição.
     
    Portanto, podemos concluir que estas eleições os niveis de discussões foram bastante ampliadas e que o proximo prefeito terá esses mesmos apoiadores e adversários em 2013. Contem comigo.

    Reta final e novo começo !!!

    O período estabelecido pela justiça eleitoral para os candidatos divulgarem suas idéias, seus projetos, seus nomes e números está chegando ao fim.
    A fase do barulho dos carros de som.
    A poluição visual promovida por alguns candidatos, está chegando ao fim.
    Os comícios alegres, divertidos, interessantes, com propostas estão chegando ao fim.

    Bem, tudo de bom e de ruim está chegando ao fim no que tange a campanha eleitoral. A campanha pública não poderá ser mais feita, mas todos sabemos que as discussões continuaram nas ruas, nas casas, nas escolas (sem espancamentos, por favor) e até no dia das eleições a disputa popular vai se evidenciar. Esse é o nosso jogo democrático, admiro e respeito demais tudo isso.

    É um momento impar poder escolher seus representantes, sejam eles do executivo ou do legislativo. Nesta hora estará em jogo anos e anos de progresso ou de atraso; De responsabilidade como o publico ou com o particular. É realmente um momento decisivo.

    Nas urnas futuros são decididos. Candidatos bons e ruins estarão concorrendo. Bons e ruins não serão eleitos e, infelizmente, bons e ruins serão eleitos.

    É uma reta final de uma campanha e que todos esperamos que seja a reta final de um período de abandono de nossa cidade, que seja o fim de um governo incompetente para resolver os problemas de nossa população em sua totalidade, é o fim de um modelo de gestão que não agradou.

    Vamos todos votar 55 e dizer adeus a todo este grupo que estava no poder e não governou.
    Coloquemos em prática um projeto de desenvolvimento, de progresso e de respeito por nossa população.

    Vote 55 e assim estaremos estabelecendo, ao mesmo tempo, um fim e um começo.

    Serei processado também?



    Tem coisas que eu sinceramente não entendo.

    a) Um professor conduzir um debate político em uma sala de aula de forma a apenas defender suas convicções políticas sem dar a oportunidade do aluno pensar e posicionar-se de forma diferente esta realmente educando alguém?

    b) Sendo o professor um formador de opinião não deve deixar que cada aluno pense por si só? Não seria essa a principal  missão de um educador: fomentar pensadores?

    c) Pode um educador partir para o conflito físico com um de seus educandos? Para entrar em um tema tão polêmico como a politica municipal ele não deveria mostrar um auto-controle superior aos dos alunos?

    d) Quem deu a um educador a autoridade para se apropriar de forma arbitrária de um objeto pessoal de um de seus educandos?



    E outra coisa tão importante quanto:

    -    - SEREI PROCESSADO POR ISSO?

    terça-feira, 2 de outubro de 2012

    Pula...pula pro lado de cá. Vem pro 55.


    Os puritanos vão questionar o popularismo da campanha. Os intelectuais da direita - classe média já disseram que o chicote é um símbolo ultrapassado e coisa e tal.
    Mas eu particularmente adoro esta interação entre a coordenação da campanha e a popularização da campanha politica.
     
    O pula pula é um desses exemplos. Muita gente apostou no 15 mas ao longo do processo foi vendo que as mascaras começaram a cair, que o projeto é apenas eleitoreiro e pouco viável; Este povo também viu a campanha do Gilberto começar a tomar corpo e resolveu pular o muro.
     
    E uma grata surpresa foi que eles descobriram que o lado de cá é o lado da verdadeira mudança, da esperança, do crescimento de nossa cidade e da oportunidades para todos.
     
    Estão sendo bem tratados e estão servindo para conquistar outros que já resolveram deixar o projeto do 15.
     
    Venham todos, juntem-se a nós e vamos mostrar que a esperança pode vencer o medo.

    Se eu fosse um filhinho de papai...

    Se eu fosse um filhinho de papai...eu nao me envergonharia de ser um filhinho de papai.
    Se eu fosse um filhinho de papai ...eu iria gostar de ser popular.
    Se eu fosse um filhinho de papai...eu iria gostar de ser bajulado.
    Se eu fosse um filhinho de papai...eu iria gostar de mandar.
    Se eu fosse um filhinho de papai...carente...eu iria querer ser prefeito...mesmo que eu nao fizesse a minima idéia do que é ser prefeito.

    segunda-feira, 1 de outubro de 2012

    Desafio maior que eleger-se

     Imagino, como exercício intelectual, a dimensão do desafio do legislativo se confirmarem as previsões de eleição de alguns candidatos a vereador. 
    Nossa, vai ser um desafio e tanto dividir as cadeiras do legislativo com os dinossauros da política, com bisonhos despreparados e políticos genuínos.

    Valha-nos quem?

    Blogueiro sem personalidade !!!


    "Conheceram-me logo por quem não era
     e não desmenti, 
    e perdi-me.
    Quando quis tirar a máscara,
    Estava pegada à cara."
    Fernando Pessoa.



    Fazendo uso de seu teclado ele simplesmente não se importa com nada. O que direciona seus pensamentos, suas postagens é apenas o vil interesse de defender seu candidato atual.

    Para tanto ele manipula imagens, ele profetiza, usa todo tipo de boataria, calúnias e difamações, ou seja, tudo o que for preciso para que seu candidato tenha mídia.

    Desrespeita a história de luta do povo, desrespeita candidatos, leitores, autoridades e a si mesmo.
    Sua ânsia manipulativa é tão grande que ele nem mesmo se importa com o uso correto da língua portuguesa.

    E o irônico de tudo isso é que, apesar de se propagar como um comunicador não oficial da situação, suas postagens e seus posicionamentos não são vistos com bons olhos por grande parte de seu grupo.

    A visão de alguns é que ele é apenas um bajulador oportunista que possui apenas a ideologia temporária e remunerada dos mercenários.

    Outros vêm nele apenas um troféu tirado da oposição.

    Diante disso tudo, sem saber nem mesmo quem é, o blogueiro/bajulador/terrorista vagueia em devaneios virtuais.

    Talvez seja isso que explica suas postagens desesperadas: 
    ele está escrevendo para agradar, para ser aceito, para se valorizar junto ao grupo que o vê apenas como uma aquisição cara que ainda não mostrou a que veio.