Postagens

Mostrando postagens de Novembro, 2011

Os moralistas calaram-se.

Imagem
Dizem que os que menos possuem honra são os que mais insistem em defende-la. Dizem que os que gritam muito é porque nao tem nada a dizer. Dizem ainda que todos os que se calam perante a injustiça é porque pactuam com o opressor. Diante destes dizeres, neste momento de analisar os reflexos da politica nacional nos ditos idealistas da moralidade, ética e honestidade politica de nosso recanto municipal, concluo que os mesmos:
Calaram-se. Como os que não tem nada a dizer. Como os envergonhados por estarem envoltos na lama da qual sempre se posicionaram como incapazes de sujarem-se. Os defensores da estrela - vermelha de vergonha - nao sabem o que dizer perante os escandalos semanais do governo que defendem, que sustentam, do qual se beneficiam. Já tentaram culpar a imprensa, a qual taxaram de "Golpista" "Defensora dos interesses burgueses". Só que contra os fatos não se tem com o que argumentar. Ministros afastados por corrupção. Ministros afastados por incompetência. Funci…

Sobre Política e Jardinagem - Rubem Alves

De todas as vocações, a política é a mais nobre. Vocação, do latim "vocare", quer dizer chamado. Vocação é um chamado interior de amor: chamado de amor por um ‘fazer’. No lugar desse ‘fazer’ o vocacionado quer ‘fazer amor’ com o mundo. Psicologia de amante: faria, mesmo que não ganhasse nada.

‘Política’ vem de polis, cidade. A cidade era, para os gregos, um espaço seguro, ordenado e manso, onde os homens podiam se dedicar à busca da felicidade. O político seria aquele que cuidaria desse espaço. A vocação política, assim, estaria a serviço da felicidade dos moradores da cidade.
Talvez por terem sido nômades no deserto, os hebreus não sonhavam com cidades: sonhavam com jardins. Quem mora no deserto sonha com oases. Deus não criou uma cidade. Ele criou um jardim. Se perguntássemos a um profeta hebreu ‘o que é política?’, ele nos responderia, ‘a arte da jardinagem aplicada às coisas públicas’.

O político por vocação é um apaixonado pelo grande jardim para todos. Seu amor é tão g…

Brincadeira Política.

Imagem
 


Compra de voto descarada.

Imagem
Vejam que belo exemplo de comportamento democrático.
Certo individuo que esta usando seu poder econômico para debutar na política municipal já mostra suas garras antes de conseguir o cargo que almeja.
Acontece que este candidato a candidato, que caiu de para-quedas em nossa cidade, resolve distribuir filantropicamente seu recursos auxiliando um time de futebol amador do meu bairro. Porém quando descobriu que eu também apoio o time, o qual sou coordenador, o pretenso político plutocrata retirou o patrocínio que estava oferecendo ao time.
O argumento usado: Não posso ajudar um time que é coordenado por alguém que não me apóia.
Quer dizer então que não era um apoio gratuito? Que estava na verdade trocando jogo de camisa por votos futuros?
Parabéns senhor candidato, já esta mostrando suas garras.

E o dinheiro dos Royalties afeta os sentidos...

Imagem

Periferia é periferia em qualquer lugar.

Imagem
EM CINCO MESES...

ABAETETUBA - DIAS 3 E 4/06/2011 -  06 PESSOAS EXECUTADAS APÓS A MORTE DE UM POLICIAL MILITAR - A POPULAÇÃO DENUNCIOU SUPOSTO ENVOLVIMENTO DE POLICIAIS MILITARES NOS ASSASSINATOS.
SANTA ISABEL DO PARÁ -(27/08/2011) -  06 PESSOAS EXECUTADAS NO BAIRRO NOVO HORIZONTE.DOIS POLICIAIS MILITARES SUSPEITOS DE TEREM EFETUADOS OS DISPAROS ESTAO PRESOS. OUTROS CINCO PMs APONTADOS COMO PARTICIPANTES DA CHACINA, AINDA PODEM TER A PRISAO PREVENTIVA SOLICITADA.
ICOARACY - 19/11/2011 - 06 JOVENS BRUTALMENTE ASSASSINADOS COM CARACTERISTICAS CLARAS DE EXECUÇÃO.
Opinião: A visão que se tem da periferia é que gera este tipo de brutalidade. Todos os que discriminam, que acusam, que debocham, que não valorizam, que julgam as pessoas pelo lugares onde elas moram são também responsáveis pela morte dessas 18 pessoas. Todos os que aprovam a brutalidade, o tratamento desumano e a falta de respeito pela cidadania sao também responsáveis por atos como estes.

Ana Júlia e secretária são denunciadas por "improbidade administrativa"

Imagem
No Diário do Pará, hoje, 19, os terríveis efeitos de uma derrota eleitoral são nítidos, não? O juiz Elder Lisboa, da 1ª Vara de Fazenda Pública da Comarca de Belém, recebeu ação civil pública por improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público estadual contra a ex-governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), e contra a ex-secretária de Educação do Estado, Iracy de Almeida Gallo Ritizmann. O órgão ministerial denunciou a prática de improbidade administrativa pela distribuição de kit escolar (agenda, mochila, camisas) e publicação intitulada “Educação em Revista”. Para o MP, a distribuição do kit e da publicação feriu o princípio da impessoalidade, uma vez que o material continha nomes e fotografias da então governadora Ana Júla, logotipos e slogan da gestão governamental, elogios à Administração Pública estadual, símbolos e/ou imagens que seriam caracterizadores da promoção pessoal de autoridade do Estado. O MP pediu, dentre outros pontos, o ressarcimento dos danos causados ao…

Dirceu aplaudido pela Juventude Petista.

Imagem
"Mas é isso que é a juventude que diz que quer tomar o poder?"
 Um grupo que tem coragem de aplaudir de pé um cidadão que protagonizou o maior escandâlo de corrupção da historia deste país realmente me assusta. Vê que a juventude petista sauda um corrupto como "guerreiro do povo brasileiro" me traz uma preocupação com a ideologia que eles defendem. Guerreiro de quem? Guerreiro contra quem? Dirceu é o mais belo exemplo de como o poder descaracteriza os despreparados. Dirceu é o exemplo maior de como se pode manipular as massas através de um discurso cheio de parenteses e reticências. Dirceu responde a processo no STF por suposta participação no Mensalão. Como uma juventude que se diz herdeira dos ideários de esquerdistas históricos de tantos que ousaram se levantar contra o regime ditatorial, que foram torturados, que foram perseguidos e mortos agora tem coragem de reverenciar este cidadão. É esta a juventude que resta? Não existe mais uma ideologia real a se defender?
Por…

Casados com o poder.

Imagem
Após juras de amor entre ambos finalmente chegaram a uma descisao. Dilma prometeu amá-lo, respeitá-lo e mantê-lo seja no Trabalho, na Saúde ou na Pesca
Veja história na integra. BRASÍLIA – Segundo boletim médico liberado pelo Planalto, logo após ouvir a declaração de amor do ministro do Trabalho Carlos Lupi, feita em rede nacional, a presidenta Dilma foi acometida de palpitações e calores generalizados. Semi-desfalecida, a presidenta convocou as ministras Ideli Salvatti e Gleisi Hoffman, além de sua mãe. Depois de uma demorada conversa, na qual houve choro, a primeira mandatária confessou ao grupo que também acalentava sentimentos complexos em relação a Lupi. Horas depois, em entrevista ao vivo no Jornal da Globo, Dilma batucou um refrão do Raça Negra: “O amor faz a gente enlouquecer / faz a gente dizer coisas / Pra depois de arrepender/ Mas depois, vem aquele calafrio / E o medo da solidão faz perder o desafio”. Findo o último verso, a presidenta piscou para a câmera e sussurrou: “Lupito…

Ocupação da Rocinha

Imagem

Devaneios Delirantes.

Imagem
delirarSignificado de Delirarv.i. Cair em delírio, dizer palavras sem nexo.
Falar repetida e irrefletidamente.
Exaltar-se.
Entusiasmar-se.
Não caber em si de contente.Sinônimos de DelirarDelirar: desvairar, desvariar, devanear, tresvariar e variarDefinição de DelirarClasse gramatical de delirar: Verbo intransitivo
Tipo do verbo delirar: regular
Separação das sílabas de delirar: de-li-rarPossui 7 letrasPossui as vogais: a e iPossui as consoantes: d l rA palavra Delirar escrita ao contrário: rariled Conjugação do verbo delirarTipo do Verbo: regular
Infinitivo: delirar
Gerúndio: delirando
Particípio Passado: deliradoOPINIÃO DO BLOG: Esta foi a unica forma de expressar minha interpretação da postagem de um blogueiro izabelense que nao consegue ver a lógica da triparticao dos poderes em nossa "Republica Paraense". Este Blogueiro insinua que o poder executivo está influenciando diretamente nas descisoes do poder judiciário.Claro que é porque o judiciário Julgou abusiva a greve dos pro…

POVO PAGA O PATO DA FESTA DO FRANGO

Imagem
Acompanhei o primeiro AVEFEST e fiquei muito empolgado com a idéia. Finalmente o setor produtivo de Santa Izabel teria uma vitrine local para expor sua produção. Mesmo achando, já naquela época, que o evento seria para os grandes produtores ou mesmo para os pequenos que sofrem uma dominação predatória dos grandes abatedouros de aves. Agora com o advento do II AVEFEST percebemos a descaracterização da idéia inicial por dois motivos que vou abordar aqui. Primeiro para uma feira ser considerada produtiva ela precisa ser, acima de tudo, uma oportunidade de negócio para os produtores. É a chance de atualizar-se com novas técnicas, com novos equipamentos, contatar fornecedores e consumidores dos produtos, enfim, o sucesso da feira será medido pelo volume de recursos movimentados. Segundo motivo: A feira deve ser gratuita, promovendo livre acesso para clientes, fornecedores, produtores, expectadores. A partir do momento que passa-se a cobrar o acesso a festa perde seu carater de feira, de prom…

Questionamentos sobre a criação do Carajás e Tapajós.

1.A quem interessa a divisão político-administrativa do Pará? Interessa a todos que querem o desenvolvimento de toda a região. Pois, convém a todos melhorar a governabilidade, reforçar nossa presença na Amazônia. O governo do Pará terá mais infraestrutura, modernização de governo, e mais dinheiro para investir e atender melhor a população.
    2.Mas por que interessaria ao Pará essa divisão?
Os maiores beneficiados serão os habitantes do Pará. Melhora o governo, fortalece o funcionalismo estadual. É a oportunidade de o governo paraense acelerar o desenvolvimento humano e econômico do estado. Fazer a reforma administrativa e remunerar melhor todos os funcionários, civis e militares. Diminuir o déficit fiscal que em 2010 foi de R$ 110 milhões. O governo estadual pagou R$ 450 milhões de dívidas e contraiu mais R$ 756 milhões de novas dívidas. Sua capacidade de investimentos diminui ano após ano. Então, precisa fazer o ajuste de suas contas públicas. Sair da situação deficitária e pagar o s…

Dicionário dos Ministros da Dilma.

Imagem

Desemprego: O ministro do trabalho corre o risco de perder o emprego.

Imagem
Mais um ministro do (des) governo da Presidenta Dilma corre o risco de perder o emprego. O motivo todos já sabem: esquemas de corrupção. O ministro nao foi diretamente citado, mas subordinados dele estao envolvidos diretamente com a cobrança de propinas de ongs para terem recursos liberados.  O ministro, como os outros que já cairam, usa a mesma desculpa da cartilha dos aliados "nao tenho nada com isso" " Meu nome esta sendo atacado pela imprensa". O que chama a atenção em mais este escandalo é o denunciante: outra vez a revista VEJA faz o papel que deveria ser do Estado - auditar, fiscalizar, denunciar. Onde esta a controladoria geral da união? Complacente ou incompetente?

Gafe ou Proposital? No Blog do Bruno Marques

Imagem
No Blog do Bruno Marques INJUSTIÇA Temos a sensação de que vivemos em um Estado ditatorial. O Estado do Pará em seus poderes executivo e judiciário afrontam o Estado Democrático de Direito, o juiz Elder não fez cumprir decisão do STF favorável aos professores e o MP estadual, relembrando a ditadura, tenta por na cadeia os dirigentes sindicais.
Essa é a faceta do governo tucano que eu mais temia, a do autoritarismo. Opinião: Já vi muitos advogados dizerem "Determinação judicial nao se discute. Cumpre-se. Questiona-se judicialmente" Dizer que o Poder judiciário e executivo atentam contra o estado democrático de direito é o mesmo que dizer que o oxigenio atrapalha a respiração. Dizer que um dirigente sindical nao pode ser preso porque isso lembra a ditadura é exagero. Em um estado democratico de direito todos sao iguais perante a lei. E mesmo um sindicalista deve obedecer uma ordem judicial. Atrelar a descisao judicial (poder judiciário) aos interesses do governador (executivo) isso s…

Sobre a divisão do Pará - Reflexões

Imagem
Em uma semana no Sul do Pará, passando pelas cidades de Marabá, Xinguara e Redenção, Três importantes cidades da região pude comprovar que o grupo de divisionistas já colocou seu bloco na rua. A campanha é visivel nos carros adesivados, nas pinturas em muros, nas faixas de apoio, e principalmente nas empresas que estão unidas pela divisão (trocadilho inevitavel). O simbolo da divisão (acima) está visivel em muitos lugares. As pessoas falam da certeza do voto pela divisão e pude perceber uma certa hostilidade nas perguntas que me eram direcionadas por alguns: Você é a favor da divisão? Você como "de lá" é a favor da separação do estado? Minhas respostas foram baseados no que acredito: sou a favor do desenvolvimento da região, do fim das desigualdades e do progresso para todos. Porém questiono: a divisão trará este progresso esperado por todos e para todos?  Não acredito em ilusões e nem em progressos instantâneos. É preciso que este povo que se une para votar pela divisao, i…

Lição de humildade para blogueiros.

Imagem
O que é a modéstia senão uma humildade hipócrita,
através da qual um homem pede perdão por ter as qualidades
e os méritos que os outros não têm?– Schopenhauer –
Os arrogantes e inteligentes não precisam, pois sabem seus limites. O resto de nós precisa desses “reality checks” de vez em quando. Quando você começa a ouvir (e falar muito) na “Blogosfera brasileira”, quando blogs começam a ser discutidos como se ao invés de um computador o blogueiro se comunicasse com o leitor com um arbusto em chamas, quando seus posts começam a ter epígrafes, quando você começa a citar a si mesmo, é hora de descer do pedestal. A questão central, em minha opinião, é que: “(…) Necesitamos tener consciencia de que no sólo grandes poderes traen grandes responsabilidades. Pequeños poderes también.” Um blog é, antes de tudo, um pequeno poder. Sim, Virginia, nossas responsabilidades são grandes mas nós somos insignificantes. Os blogs não vão mudar o mundo enquanto o mundo não tomar conhecimento de sua existência…
Imagem